Anos  Iniciaisponto2

Sistema de Ensino

Com uma estrutura de salas multimídia, equipadas com lousas interativas, utilizamos como materiais de apoio as apostilas e ferramentas digitais do Sistema SAE Digital, além de Projetos com temas atuais, que são trabalhados de forma interdisciplinar.

O aprendizado diário da Língua Inglesa, incluso em nossa grade curricular, se dá por meio de nosso Bilingual Program, em parceria com a International School, eleito o melhor programa bilíngue do Brasil.
Também em nossa grade curricular, nas aulas de Tecnologia Criativa, com a parceria do Grupo Happy (Happy Code), utilizamos a tecnologia e a inovação no aprendizado de nossos estudantes, oferecendo assim as ferramentas para a construção dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de habilidades digitais. Assim, buscamos formar indivíduos preparados para os desafios atuais e futuros, misturando: tecnologia, criatividade, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento socioemocional para a aquisição das habilidades e competências do século 21.

A avaliação do estudante é feita de forma globalizada, considerando:

Cartões interativos. Toque e veja mais

Em parceria com a Happy (Happy Code), em nossas aulas de Tecnologia Criativa, utilizamos a tecnologia e a inovação no aprendizado de nossos estudantes. Oferecendo as ferramentas para a construção dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento digital, buscamos formar indivíduos preparados para os desafios atuais e futuros, mesclando: tecnologia, criatividade, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento socioemocional para a aquisição das habilidades e competências do século 21.
Além das aulas de gamificação e programação, os estudantes também aprendem e aplicam, de forma interdisciplinar, as ferramentas do pacote Office.
Por meio da metodologia LET (Lean Education Technology), os estudantes são apresentados a problemas reais, relacionados a questões como: saúde, educação, igualdade, paz, desigualdade social, meio ambiente e sustentabilidade, com o objetivo de desafiá-los a criar ideias e planejar o desenvolvimento de protótipos e/ou projetos para a resolução desses desafios.
Com a construção e prototipagem do jogo ou aplicativo, a solução encontrada pelos estudantes para os problemas apresentados, acontece o maior estímulo ao empreendedorismo e à inovação, já que a criação de protótipos refere-se à versão mais simples de um produto, com a premissa de se aprender com os erros e corrigi-los o mais rápido possível.

No Bilingual Program do Alfredo Castro, os alunos aprendem a língua inglesa integrada aos assuntos do currículo escolar. Isso significa que o inglês, além de ser a língua alvo a ser aprendida, também é o instrumento pelo qual conteúdos como matemática, história, arte, entre outros, são investigados.
Em parceria com a International School, nossa escola oferece uma proposta inovadora, que utiliza a metodologia internacional CLIL (ensino e aprendizagem de conteúdos de forma interdisciplinar, por meio de uma língua estrangeira) para o aprendizado e vivência da língua inglesa de forma divertida e dinâmica.
Esta proposta oferece o contato diário dos estudantes do Colégio Dr. Alfredo Castro com este idioma, além de contar com o auxílio de materiais tecnológicos, como os kits LEGO® Education, Minecraft Education, Kodu, Realidade Virtual, Microduino (robótica) e programação de jogos e aplicativos , que estimulam o trabalho em equipe e auxiliam na criação de soluções para os desafios propostos em aula.

O espanhol é, depois do inglês, o segundo idioma mais utilizado para a comunicação internacional.
Portanto, com o processo de globalização – em que a comunicação com outras pessoas de distintos lugares é indispensável, o aprendizado deste idioma passa também a ter sua importância e, por isso, vem conquistando seu espaço. Além disso, o domínio do espanhol também abre um vasto leque de oportunidades culturais, pois permite um maior acesso à riqueza e à diversidade cultural de nossos vizinhos latinos. Aqui no Colégio Dr. Alfredo Castro, os estudantes, a partir do terceiro ano do Ensino Fundamental (crianças de 8 anos) – já começam a ter os primeiros contatos com o idioma, pois o ensino da língua espanhola faz parte de nossa grade curricular.

Programa Maker – Nós, do Colégio Dr. Alfredo Castro, acreditamos em uma aprendizagem significativa fundamentada na conexão emocional do aprendiz com o objeto de aprendizagem.
Desta forma, vemos os Projetos Maker como uma maneira de incentivar o uso da criatividade e conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula para. Por meio da prototipação e construção de soluções aos problemas trazidos como desafios, permitimos que os estudantes expressem e explorem o mundo, aumentando o seu envolvimento com os conteúdos escolares. Entendemos que assim o aprendizado transcende o espaço físico e as ferramentas tecnológicas, além de construir competências, atitudes e valores para toda vida.
Em nossas aulas de Maker, os estudantes utilizam o “mão na massa” para colocar o conhecimento em prática e, assim, desenvolver competências, habilidades e valores, exercitando, por meio da criação de projetos autorais, a autonomia, a atitude e o trabalho colaborativo.

Em parceria com a Happy (Happy Code), em nossas aulas de Tecnologia Criativa, utilizamos a tecnologia e a inovação no aprendizado de nossos estudantes. Oferecendo as ferramentas para a construção dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento digital, buscamos formar indivíduos preparados para os desafios atuais e futuros, mesclando: tecnologia, criatividade, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento socioemocional para a aquisição das habilidades e competências do século 21.
Além das aulas de gamificação e programação, os estudantes também aprendem e aplicam, de forma interdisciplinar, as ferramentas do pacote Office.
Por meio da metodologia LET (Lean Education Technology), os estudantes são apresentados a problemas reais, relacionados a questões como: saúde, educação, igualdade, paz, desigualdade social, meio ambiente e sustentabilidade, com o objetivo de desafiá-los a criar ideias e planejar o desenvolvimento de protótipos e/ou projetos para a resolução desses desafios.
Com a construção e prototipagem do jogo ou aplicativo, a solução encontrada pelos estudantes para os problemas apresentados, acontece o maior estímulo ao empreendedorismo e à inovação, já que a criação de protótipos refere-se à versão mais simples de um produto, com a premissa de se aprender com os erros e corrigi-los o mais rápido possível.

Atividades  Complementaresponto2

Momento Leitura

Fazer as crianças e jovens terem gosto pela leitura é um dos grandes desafios no século XXI. Em nossa escola, essa proposta já faz parte de nossa matriz curricular da Educação Infantil, como uma forma de despertar o interesse pelos livros, desenvolver e enriquecer o vocabulário e estimular a imaginação das crianças. Esse processo tem sua continuidade nos anos posteriores, no Ensino Fundamental, distribuídos nos diferentes ambientes de nosso espaço, gibis, revistas e livros com títulos direcionados para as diversas faixas etárias, servem como incentivo para que nossos pequenos leitores escolham o título que mais lhes agrada e, assim, viajem pelas histórias, vivendo momentos de aventura.
Além dos espaços de leitura, todas as salas de aula possuem um acervo adequado para a faixa etária e a fase do desenvolvimento escolar. Assim, permitimos o acesso permanente dos estudantes aos livros, que são levados para casa com o objetivo de interação e compartilhamento com seus familiares.

Xadrez

Oferecido gratuitamente para todos os estudantes dos Anos Iniciais.
O xadrez, que faz parte da grade curricular de nosso Período Integral, tem como objetivo propiciar um momento de desenvolvimento mental e psicológico, sendo uma atividade complementar que auxilia na formação cognitiva de nossos estudantes.
De acordo com o pedagogo suíço Charles Partos, o jogo de xadrez é uma excelente ferramenta para o aprendizado, como diretriz:

Músicalização

A musicalização tem como objetivo desenvolver o gosto pela música e estimular habilidades como ouvir, perceber e discriminar diferentes efeitos sonoros e ritmos. Inserida na grade dos estudantes de período integral, essa proposta favorece a sensibilidade auditiva, a criatividade e a expressão artística dos pequenos.
Por meio de vivências musicais — como canto, escuta ativa e jogos rítmicos — os estudantes também exercitam a concentração, a memória e o trabalho em equipe e, desta maneira, a música contribui para o desenvolvimento cultural, social e intelectual, enriquecendo a formação de maneira global.
A musicalização, oferecida na grade curricular de nosso Período Integral, pode ser uma opção de atividade extracurricular para os estudantes de ½ período.

Judô

Com aulas semanais, esta modalidade esportiva é oferecida na grade curricular de nosso Período Integral, podendo ser uma opção de atividade extracurricular.
O judô é uma arte marcial bastante conhecida por trabalhar disciplina e respeito, aspectos cobrados durante sua prática. Segundo a UNESCO, o judô é um dos melhores esportes para ser praticado durante a infância, pois é uma atividade física trabalhada de forma divertida. Além do trabalho físico, que desenvolve habilidades como: força, velocidade, resistência, equilíbrio, agilidade, flexibilidade, pensamento rápido, coordenação motora, expressão e domínio corporal, este esporte também auxilia na formação da criança como indivíduo, contribuindo em aspectos como: disciplina, cortesia, paciência, autocontrole, sociabilidade, respeito ao próximo, saber perder e senso de responsabilidade.

Ballet / Jazz

A dança é uma forma importante de desenvolvimento das crianças e jovens, pois promove o desenvolvimento motor, físico, emocional, cognitivo e social. Esta prática contribui para o aprimoramento da coordenação motora e da consciência corporal, além de estimular a criatividade, a expressão e a interação social.
Nossa escola, em parceria com a UNIU – escola de dança, movimento e arte, oferece aulas de Ballet e Jazz, um momento descontraído em que as crianças e jovens podem, por meio da dança, expressar emoções e sentimentos, além de compartilhar uma gostosa entre amigos.

Oficinas Divertidas 

Em nosso período integral, além do suporte pedagógico para as lições de casa, trabalhos e estudos para as avaliações, os estudantes participam de oficinas semanais, a quais têm o objetivo de entregar, de forma prazerosa, gostosos momentos em grupo para a construção de um aprendizado lúdico e significativo.
dentre as oficinas oferecidas temos:

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