Projetos 2025
Os projetos educacionais do Colégio Dr. Alfredo Castro são fundamentais para ampliar os horizontes acadêmicos e sociais dos alunos, incentivando a reflexão crítica sobre temas contemporâneos e de relevância social. Por meio de iniciativas bem planejadas, os estudantes são encorajados a explorar e compreender a complexidade do mundo ao seu redor.
Primeiro Semestre

“Brasil e seus interiores – Da roça ao sertão”
No primeiro semestre, o projeto “Brasil e seus interiores – Da roça ao sertão” visa inserir os alunos no contexto das diversas paisagens e culturas do Brasil. Esse projeto oferece uma oportunidade valiosa para os estudantes refletirem sobre essas regiões, promovendo um conhecimento mais profundo da rica cultura local e de seus habitantes.
O projeto busca desmistificar a imagem preconceituosa do campo e do sertão, frequentemente vistos como espaços arcaicos e marginalizados. Ao contrário, ele destaca o potencial desses locais para a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável. A modernização e as mudanças proporcionadas pelos avanços tecnológicos são sublinhadas, mostrando que essas áreas enfrentam e superam desafios climáticos de maneira inovadora.
“Brasil e seus interiores – Da roça ao sertão”
No primeiro semestre, o projeto “Brasil e seus interiores – Da roça ao sertão” visa inserir os alunos no contexto das diversas paisagens e culturas do Brasil. Este projeto oferece uma oportunidade valiosa para os estudantes refletirem sobre estas regiões, promovendo um conhecimento mais profundo da rica cultura local e de seus habitantes. O projeto busca desmistificar a imagem preconceituosa do campo e do sertão, frequentemente vistos como espaços arcaicos e marginalizados. Ao contrário, ele destaca o potencial desses locais para a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável. A modernização e as mudanças proporcionadas pelos avanços tecnológicos são sublinhadas, mostrando que essas áreas enfrentam e superam desafios climáticos de maneira inovadora.Segundo Semestre

Segundo Semestre: “Somos todos iguais na diferença – Cultivando o amanhã”
O segundo semestre é dedicado ao projeto “Somos todos iguais na diferença – Cultivando o amanhã”, que enfatiza a importância da aceitação das diferenças individuais. Ao abordar temas como cor da pele, religião, língua, etnia e experiências pessoais, o projeto promove o respeito e a inclusão, fundamentos para uma convivência harmônica.
Os estudantes são incentivados a refletir sobre a importância de aceitar e valorizar as diferenças, armados com a compreensão de que todos possuem direitos iguais. Este projeto prepara os alunos para serem cidadãos do futuro, capacitando-os a agir de forma inclusiva e a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa
Segundo Semestre: “Somos todos iguais na diferença – Cultivando o amanhã”
O segundo semestre é dedicado ao projeto “Somos todos iguais na diferença – Cultivando o amanhã”, que enfatiza a importância da aceitação das diferenças individuais. Ao abordar temas como cor da pele, religião, língua, etnia e experiências pessoais, o projeto promove o respeito e a inclusão, fundamentos para uma convivência harmônica. Os estudantes são incentivados a refletir sobre a importância de aceitar e valorizar as diferenças, armados com a compreensão de que todos possuem direitos iguais. Este projeto prepara os alunos para serem cidadãos do futuro, capacitando-os a agir de forma inclusiva e a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativaImportância dos Projetos
Os projetos são essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos, fortalecendo não apenas seus conhecimentos acadêmicos, mas também suas habilidades sociais e emocionais. Com foco no respeito à diversidade e na busca por soluções sustentáveis, os estudantes são preparados para enfrentar os desafios do futuro e contribuir positivamente para a sociedade.
CAC 2025. Todos os direitos reservados.
CAC 2025. Todos os direitos reservados.