Projetos Fundamental I.

“Como se fez, como se faz”
Apresentar às crianças como era a realidade dos pais e avós na época em que eram pequenos (objetos, desenhos animados, heróis da época, como era viver sem o uso da tecnologia, tipos de brincadeiras …), traçando um paralelo com os dias de hoje. Outra abordagem será como as coisas são fabricadas. Neste caso, as crianças levantarão hipóteses para que estudos sejam feitos e assim descobrirem, todos juntos, como as coisas são produzidas (matérias-primas utilizadas e modo de fabricação).
Este projeto traz à tona um tema interessante, que permite aos alunos investigar e identificar a origem dos mais diversos produtos que fazem parte do seu dia a dia. Fazer uma transição de como eram e como se transformaram os objetos, utensílios, vestuário, tecnologia, etc….
Nesse processo, todos perceberão, por meio de pesquisas, vivências e atividades, os benefícios (e eventuais malefícios, como no caso dos danos ambientais) que estes produtos trazem.
Essa curiosidade, a busca pela compreensão do mundo, é que levará as crianças a fazerem novas descobertas, aguçando a percepção para o aprender.
Ao final do trabalho, as crianças serão capazes de compreender os diferentes processos de mudanças por que passam os produtos pesquisados, desde a fase de sua criação até os tempos de hoje ao chegar no consumidor final.
Ubuntu – “Sou quem sou porque somos todos nós”
Ubuntu: em outras palavras “Eu só existo porque nós existimos”. Não apenas ser porque tu és, mas também ser por meio de ti: essa é, em resumo, a ética Ubuntu, segundo Dirk Louw, psicólogo e filósofo da África do Sul. …
Faz parte dessa filosofia, uma sociedade sustentada pelos pilares do respeito e da solidariedade, que reforça a importância das alianças e do relacionamento das pessoas, umas com as outras. No fundo, este fundamento tradicional africano articula um respeito básico pelos outros. Ele pode ser interpretado tanto como uma regra de conduta ou ética social.
Através desse tema, trabalharemos a empatia, o respeito, o trabalho em equipe e o senso de coletividade entre os estudantes.
Promoveremos ações sociais que beneficiem alguém. Cada turma elegerá uma instituição que será beneficiada e promoverá uma campanha (no bairro/família/comunidade) para a arrecadação do item necessário (tampinhas plásticas, roupas, alimentos …). Toda a campanha (elaboração, divulgação) e entrega do material coletado será feita pelos estudantes, com a supervisão, orientação e acompanhamento dos professores;
(11) 3862.2702 / 3864.8438
(11) 98256 7940
secretaria@colegioalfredocastro.com.br
R. Cardoso de Almeida, 1123
Perdizes – São Paulo